zezere
Escapadinhas de
Fim de Semana

Estremoz

Informação .:. Dormir .:. Ver / Fazer .:. Comer .:. Acesso .:. Ligações

Informação geral

example graphic

Foram 4 dias no final de Agosto, em Turismo Rural, na área de Estremoz, (Alentejo Central), em 2002
É excelente para descansar e fugir do reboliço, pois é muito silencioso e pacato.
Igualmente atraente para amantes de castelos e fortalezas. Zona de grandes Pedreiras de Mármore.

 

Dormir

Pernoita em quarto duplo (3 noites) e suite (1 noite):
Monte dos Pensamentos (Turismo Rural)
Estrada da Estação de Ameixial
7100-149 Estremoz
Alentejo
Tel: 268 333 166
Fax: 268 332 409

Localização excelente, pois é muito perto de Estremoz, mas é também um lugar pacato e silencioso. Tem uma boa piscina, quartos bem decorados, com TV, Ar-Condicionado e inclusive uma garrafinha de água + copo nas mesas de cabeceira.
O WC do quarto duplo tinha apenas chuveiro, ainda que de proporções maiores que o habitual
A suite inclui uma salinha de entrada com sofá e televisor. O quarto de banho é maior, com banheira e dois lavatórios. Decoração excelente!

Reserva feita através de :
Secretplaces
Rua Belmonte 1
2765-398 Estoril - Portugal
Tel: 21 464 74 30
Fax: 21 464 74 39
Email: info@secretplaces.com

Para a reserva, foi o utilizado este website www.secretplaces.com. Tem uma oferta variada em Portugal, dirigido especialmente a estrangeiros.
São muito atenciosos e simpáticos, e tentam resolver qualquer problema que apareça, mesmo em feriados ou fim-de-semana. (São mesmo pró-activos!)

Outros espaços de Turismo Rural existentes em Estremoz:

Monte Gil
Tel: 268 332 996
Monte da Fazenda
Tel: 268 959 172
Monte dos Marmeleiros
Tel: 268 333 166

Ver / Fazer

O Alentejo é excelente para se andar de carro a visitar localidade após localidade - foi basicamente o que eu fiz. No Verão pode vir a ser bastante quente. Toda a zona circundante de Estremoz, e até Lisboa está perfilhada de castelos e fortalezas.

Estremoz
Visitar o castelo e as muralhas.
De noite, a praça central é fechada ao trânsito, sendo, por isso, muito frequentada.
Posto de Turismo: Praça da República, 26 -- Tel: 268 333 541

Vila Viçosa (1 dia)
Acesso pela N4 até Borba, e depois pela N255 (piso em paralelipípedo) até Vila Viçosa
Visita ao castelo (interessante) + Paço + Porta dos Nós + jardins da Pousada
Museu do Mármore: muito interessante e didáctico, com guia, gratuito, na antiga estação da CP (em óptimo estado, tipicamente portuguesa).

Elvas
Acesso pela EN4 (piso bom). À entrada de Elvas, o famoso e grandioso Aqueduto de arco triplo. Na cidade, as várias igrejas e o castelo.
O pequeno castelo representa alguma decepção, já que pedem 1€30 para nos passearmos pelas muralhas. Um preço exorbitante para a dimensão das muralhas.
Nota:Ao pé da muralha (na parte superior da cidade) existem muitos lugares de estacionamento (gratuitos?), no centro da cidade já não.
O Posto de Informação Turística, no centro, tem muita informação a nível nacional, em várias línguas. (Praça da República -- Tel: 268 622 236)

Badajoz
"Vamos comprar caramelos a Badajoz!!"
Ainda antes de Espanha é possível apanhar um troço de auto-estrada gratuito. Em Bajoz há um corte inglês, com mais clientes portugueses do que espanhóis! Ter atenção às placas de trânsito e de indicações, pois existem poucas.

Olivença
De Badajoz descer para Olivença (ou Olivenza). "Olivença é nossa!" já diz a expressão portuguesa há muito.
Uma vila erguida por portugueses, mas que foi cedida a Espanha em 1801.
Casas, todas do mesmo estilo, caiadas de branco, com uma larga faixa azul em rodapé. O castelo, em excelente estado, pede um 1€ por pessoa para o visitar. Inclui subida à torre (17 rampas internas à torre iluminadas por tochas eléctricas), e um grande museu. Vivamente recomendado! Encerra a entrada às 19h30 espanholas (18h30 portuguesas), mas permitindo permanencia até às 20h. No guichet de compra do bilhete entendem bem português.
De Olivença, acesso a Portugal pela Ponte da Ajuda (Ponte de Ayuda, em espanhol) embora poucos mapas de estrada portugueses a incluam. Ao atravessar a nova ponte da Ajuda, olhar para a direita (e parar a seguir à ponte) para observar a antiga ponte da Ajuda (parte desmoronada). Estrada municipal, em óptimo estado. Em Espanha quase só rectas, em Portugal com várias curvas apertadas.

Estremoz-Lisboa
Regresso pela Estrada Nacional EN4. Piso em muito bom estado, trânsito quase inexistente (era Domingo), com possibilidade de paragem pelas terrinhas. Viagem feita calmamente. Ir com atenção, pois poderá ser possível ver uma criação de Avestruzes a meio da viagem...

Tomada de EN16 até Évoramonte. Uma grande muralha, com uma entrada curiosa. Uma grande torre ergue-se no topo do terreno (fechada). Posto de Informação Turística aberto, ao pé da Torre. Foi por aqui também que se assinou assinou a a Convenção de Evoramonte, l 834, que pôs fim à guerra civil entre os partidários de D. Pedro IV e os miguelitas (descobrir a placa comemorativa).
Posto de Turismo: Antiga Casa da Câmara, Rua de Sta Maria -- Tel: 268 950 227 -- Horário: 10h00-13h00 , 14h00-18h00

Cotinuação pela EN16 até à bifurcação para Vimieiro, continuação pela estrada Municipal 372-1 (piso bom). Daí, pela EN4 até Arraoiolos. Em Arraiolos, desolação completa. A muralha, no topo do monte, em péssimo de estado de conservação. Na vila, nenhuma referência aos tapetes! Só por mero acaso se encontrou uma loja aberta (era Domingo). Apenas numa das várias vias de acesso a Arraiolos (a 2ª?) se encontra a fonte-símbolo de Arraiolos; esta aparece impressa nos tapetes feitos em Arraiolos. De reparar que os estilo da fonte ser repetido noutros locais. Observando as muralhas no topo do monte a (partir dessa fonte), entende-se então a sua magnificiência!

Continuação pela EN4, até Montemor-o-Novo. Um castelo bonito, bem conservado, atraente, com uma vista muito boa sobre a cidade, principalmente da Torre (cuidado com os degraus).

Final da viagem pela EN4 rumo a Lisboa, por Vendas Novas, Pegões, seguindo-se pela EM4 (piso bom) quase até Montijo, acedendo a Lisboa pela Ponte Vasco da Gama.

Comer

Acesso

Viagem de ida a partir de Lisboa, pela A6-IP7, rumo a Badajoz, Espanha. Saída em Estremoz.
Duração da Viagem: 1h30. A auto-estrada é algo monótona, por ter demasiadas rectas.

Volta pela EN4, pouco trânsito ao Domingo, visitando os diversos castelos e muralhas nas várias localidades que existem ao longo da estrada nacional.

Ligações

. . : Topo : . .